Controlo público do Metro<br>do Porto

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP re­a­firmou, em con­fe­rência de im­prensa re­a­li­zada no dia 3, a ne­ces­si­dade de re­cu­pe­ração do con­trolo pú­blico da em­presa Metro do Porto. Em causa está, ga­rante, a de­fesa do ser­viço pú­blico de trans­portes, da re­gião e do País.

Su­bli­nhando a im­por­tância es­tra­té­gica do Metro do Porto para a Área Me­tro­po­li­tana, so­bre­tudo no que res­peita à fa­ci­li­tação da mo­bi­li­dade, à me­lhoria das con­di­ções de vida e à pró­pria di­na­mi­zação do de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico, os co­mu­nistas re­cordam os su­ces­sivos boi­cotes e re­sis­tên­cias da parte de su­ces­sivos go­vernos do PS e dos PSD/​CDS. A não trans­fe­rência das in­dem­ni­za­ções com­pen­sa­tó­rias e o sub­fi­nan­ci­a­mento, não sendo os únicos exem­plos, são por­ven­tura os mais re­ve­la­dores desta ati­tude.

Se os go­vernos ti­vessem as­su­mido as suas res­pon­sa­bi­li­dades de in­ves­ti­mento, a em­presa não es­taria hoje com os ac­tuais ní­veis de en­di­vi­da­mento. A agravar a si­tu­ação eco­nó­mica e fi­nan­ceira da em­presa, re­cordam ainda os co­mu­nistas, estão ainda os rui­nosos con­tratos de fi­nan­ci­a­mento a que teve que re­correr, par­ti­cu­lar­mente os fa­mi­ge­rados swap, cujas perdas po­ten­ciais já su­peram os 1800 mi­lhões de euros.

Tra­çando o atri­bu­lado per­curso da em­presa, que cul­mina no novo pro­cesso de pri­va­ti­zação com o qual o Go­verno pre­tende en­tregar o Metro do Porto aos grupos eco­nó­micos (em moldes pre­ju­di­ciais para o erário pú­blico), o PCP de­fende uma in­versão de po­lí­ticas ca­pazes de «co­locar os in­te­resses da po­pu­lação, da re­gião e do País acima das ne­go­ci­atas, dos in­te­resses dos grupos eco­nó­micos e fi­nan­ceiros, da con­ti­nu­ação da ali­e­nação do pa­tri­mónio na­ci­onal».

Na con­fe­rência de im­prensa par­ti­ci­param Jaime Toga, da Co­missão Po­lí­tica, e Gon­çalo Oli­veira, do CC.

 



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